Campanha do Uso Racional de Medicamentos 2018

O dia 5 de maio foi instituído o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos.  A data foi criada para alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação. Em alusão à data, promoveremos a Campanha do Uso Racional de Medicamentos 2018 no dia 26 de abril de 2018 nas Unidades de Saúde da Família de Bairro da Penha, Consolação e Maruípe e, nos dia 26 e 27 de abril de 2018, no horário de 07:30 h às 11:30 h, nas áreas externas dos ambulatórios do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (HUCAM).

Os objetivos da campanha são ressaltar os aspectos positivos da utilização correta dos medicamentos; esclarecer dúvidas gerais da população sobre medicamentos; incentivar a utilização, quando necessário, de medicamentos genéricos; informar sobre o armazenamento e conservação dos medicamentos em domicílios; destacar a importância da adesão ao tratamento e; estimular o descarte correto de medicamentos vencidos ou impróprios ao consumo.

A campanha é de âmbito nacional e será realizada a abordagem ativa da comunidade universitária e de pacientes nos ambulatórios do HUCAM e nas Unidades de Saúde da Família para orientação, distribuição de fôlderes educativos, exposição de cartazes e materiais didáticos sobre o uso racional de medicamentos.

As atividades serão realizadas pelos acadêmicos do curso de Farmácia e do Mestrado em Ciências Farmacêuticas, farmacêuticos do HUCAM e das Unidades de Saúde da Família, sob supervisão dos professores do Departamento de Ciências Farmacêuticas do Centro de Ciências da Saúde da UFES.